Opus Dei

Esta página tem como objetivo a divulgação de reuniões e eventos
do grupo de estudo do Opus Dei.

INÍCIO


Bem-aventurado
Josemaria Escrivá

ORAÇÃO
Local de Recolhimentos LINKS
Centenário NOTÍCIAS

A todos os que obtiverem graças por intercessão do Bem-aventurado Josemaria Escrivá, pede-se o favor de as comunicarem à Vice-Postulação do Opus Dei no Brasil, Rua João Cachoeira, 1496, CEP 04535-007, São Paulo, SP.

Com aprovação eclesiástica do Vicariato de Roma.

O Bem-aventurado Josemaria Escrivá de Balaguer nasceu em Barbastro (Espanha) no dia 9 de Janeiro de 1902. Recebeu a ordenação sacerdotal em Saragoça no dia 28 de março de 1925.

A 2 de outubro de 1928, em Madri, fundou por inspiração divina o Opus Dei, que abriu aos fiéis um novo caminho de santificação no meio do mundo, através do exercício do trabalho profissional cotidiano e no cumprimento dos deveres pessoais, familiares e sociais de cada um, de modo a serem um fermento de intensa vida cristã em todos os ambientes. Em 14 de fevereiro de 1930, o Bem-aventurado Josemaria Escrivá entendeu, com a graça de Deus, que o Opus Dei deveria desenvolver também o seu apostolado entre as mulheres; e em 14 de fevereiro de 1943 fundou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, inseparavelmente unida ao Opus Dei. O Opus Dei foi aprovado definitivamente pela Santa Sé em 16 de Junho de 1950; e no dia 28 de novembro de 1982 foi erigido como Prelazia pessoal, que era a forma jurídica desejada e prevista pelo Bem-aventurado Josemaria Escrivá.

Com uma oração e penitência constantes, com o exercício heróico de todas as virtudes, com uma amorosa dedicação e infatigável solicitude por todas as almas, e com entrega contínua e incondicional à Vontade de Deus, impulsionou e guiou a expansão do Opus Dei por todo o mundo. Quando o seu fundador entregou a alma a Deus, o Opus Dei estava já estendido pelos cinco continentes e contava com mais de 60.000 membros de 80 nacionalidades, a serviço da Igreja com o mesmo espírito de plena união e veneração ao Papa e aos Bispos que o Bem-aventurado Josemaria Escrivá sempre viveu.

A Santa Missa era a raiz e o centro de sua vida interior. O profundo sentido da sua filiação divina, mantido numa contínua presença do Deus Uno e Trino, levava-o a procurar em tudo a mais completa identificação com Jesus Cristo, a viver uma terna e forte devoção à Santíssima Virgem e a São José, a cultivar um trato habitual e confiante com os Santos Anjos da Guarda, e a ser semeador de paz e de alegria por todos os caminhos da terra.

Mons. Escrivá tinha oferecido repetidas vezes a sua vida pela igreja e pelo Romano Pontífice. O Senhor acolheu esse oferecimento, e Mons. Escrivá entregou prontamente a sua alma a Deus, em Roma, no dia 26 de junho de 1975, no seu quarto de trabalho.

O seu corpo repousa na Igreja Prelatícia de Santa Maria de Paz - Viale Bruno Buozzi 75, Roma -, continuamente acompanhado pela oração e pelo agradecimento de suas filhas e filhos, e de inúmeras pessoas que se aproximaram de Deus, atraídas pelo exemplo e pelos ensinamentos do Fundador do Opus Dei. A sua causa de canonização foi introduzida em Roma no dia 19 de fevereiro de 1981. Em 9 de abril de 1990, o Santo Padre João Paulo II declarou a heroicidade das sua virtudes cristãs e, em 6 de julho de 1991, declarou o caráter milagroso de uma cura atribuída à sua intercessão. O fundador do Opus Dei foi beatificado por S.S. João Paulo II em Roma, no dia 17 de maio de 1992.

Localização - Recolhimento

Rua dos Açores, 310 - Lar Escola São Francisco
São Paulo - SP

 

Oração

São Josemaria Escrivá
Ó Deus, que, por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho da santificação no trabalho profissional e no cumprimento do deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e simplicidade a igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço ...(peça-se). Assim seja.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Links
 http://www.opusdei.org Diversos idiomas, inicia em português

Notícias

Índice

Canonização
Centenário
Milagre

06 de Outubro de 2002
Canonização em Roma, pelo Papa João Paulo II, o fundador do Opus Dei, Mons. Escrivá de Balaguer

08 de Janeiro de 2002

Centenário de Monsenhor Escrivá
O Site www.escriva2002.org possui informações do Congresso realizado nesses dias em Roma.
Topo      Notícias 

20 de Dezembro de 2001
Aprovado um milagre atribuído ao Bem-aventurado Josemaria Escrivá

O Papa aprovou hoje um decreto que reconhece a cura miraculosa de um médico espanhol que sofria uma grave doença nas mãos. Na mesma sessão, foram aprovados, entre outros, milagres do Padre Pio e do Bem-aventurado Juan Diego.


Dr. Manuel  Nevado Rey

João Paulo II aprovou hoje o decreto da Congregação para as Causas dos Santos sobre um milagre obtido pela intercessão do Bem-aventurado Josemaria Escrivá. Trata-se da cura milagrosa de uma grave enfermidade profissional (a radiodermite crônica) sofrida pelo Dr. Manuel Nevado Rey, que desapareceu em novembro de 1992, depois de recorrer à intercessão do Bem-aventurado Josemaria Escrivá. Foram lidos também outros decretos de milagres, entre os quais um atribuído ao Pe. Pio e outro ao Bem-aventurado Juan Diego.

Topo      Notícias