Santa Rita de Cássia
A Santa dos impossíveis

 

 

Canonização

Leão XIII a canonizou em 1900.

Biografia

Foi uma filha obediente, esposa fiel, esposa maltratada, mãe, viúva, religiosa, estigmatizada e santa incorrupta.
Santa Rita experimentou tudo, mas chegou a santidade porque em seu coração reinava Jesus Cristo.
Nasceu em Maio do ano 1381, um ano depois da morte de Santa Catarina de Siena.
A casa natal de Santa Rita está perto de Cássia, entre as montanhas, a umas 40 milhas de Assis, na Úmbria, região de centro de Itália que mais santos tinha dado a Igreja (São Benedito, Santa Escolástica, São Francisco, Santa Clara, Santa Ângela, São Gabriel, Santa Clara de Montefalco, São Valentim e muitos mais).
Sua vida começou em tempo de guerras, terremotos, conquistas e rebeliões. Países invadiam a países, cidades atacavam a cidades vizinhas, vizinhos lutavam com os vizinhos, irmão contra irmão.
Os problemas do mundo pareciam maiores que a política e os governos para serem resolvidos. Nascida de devotos pais, Antonio Mancini e Amata Ferri aos que se conheciam como os "Pacificadores de Jesus Cristo", pois os chamavam para apaziguar brigas entre vizinhos.
Eles não necessitavam de discursos poderosos nem discussões diplomáticas, somente necessitavam o Santo Nome de Jesus. Sabiam que somente assim se podem apaziguar as almas.
Apesar da idade avançada de Amata (62 anos), nem por isso deixavam de confiar em Deus e foi assim Deus atendeu às suas preces: conta a história que um anjo apareceu a ela e lhe revelou que daria à luz uma menina que seria a admiração de todos, escolhida por Deus para manifestar a todos os seus prodígios.

Orações

Tríduo ou Novena a Santa Rita  - Oração nos casos desesperados

Tríduo ou Novena a Santa Rita

Sob o peso e nas angústias da dor, recorro a vós, a quem todos chamam a SANTA DOS IMPOSSÍVEIS, com toda a confiança, esperando vosso pronto socorro.

Livra! meu pobre coração das angústias que por toda a parte o oprimem: e restitui a calma a este espírito que geme sob o peso das tribulações.

Já que são inúteis todos os meios para trazer-me alívio, ponho toda a minha confiança em vós. Fostes escolhida por Deus, como nossa advogada nos casos desesperados. Será que somente eu não deva entoar o hino de ação de graças diante da vossa imagem prodigiosa? Se meus inúmeros pecados são obstáculos à realização dos meus desejos, alcançai-me de Deus, arrependimento e perdão.

Não permitais que por mais tempo eu derrame lágrimas amargas. Premiai a minha firme esperança e eu farei intensa propaganda da vossa grande misericórdia com os aflitos.

Ó admirável esposa do crucificado, intercedei agora e sempre pelas minhas necessidades.

Três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias.

Oração nos casos desesperados

Ó poderosa Santa Rita, chamada Santa dos impossíveis, advogada nos casos desesperados, socorro na última hora, refúgio nos momentos da dor que arrasta as almas ao abismo do crime e da desesperação, com toda confiança em vosso celeste patrocínio, recorro a vós neste caso difícil e imprevisto que oprime dolorosamente o meu coração.

Dizei-me ó cara Santa Rita: não me quereis ajudar a consolar?

Quereis afastar o vosso olhar, a vossa piedade do meu coração tão provado pela dor? Também vós sabeis o que é o martírio do coração. Pelas dores atrozes que sofrestes, pelas lágrimas amargas que santamente derramastes, ah! vinde em meu auxílio. Falai, rezai, junto ao coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação.

Alcançai-me a graça que desejo porque quero alcançá-la, sendo-me ela tão necessária. Apresentada por vós, que sois tão cara a Deus, a minha prece será certamente atendida.

Dizei ao Senhor que desta graça servir-me-ei para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e proclamar na terra e no céu a misericórdia divina. Assim seja.

Três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias.

Links

Wikipedia