Tecnologia do futuro agora.

Purificação da água

Dessalinizando água

Eco vaso sanitário

Hambúrguer diferente

 

   

O futuro já começou

Nós precisamos acompanhá-lo
Eng. João Batista

 

Hambúrguer de células-tronco bovino

 

O primeiro hambúrguer de carne fabricada em laboratório, a partir de células-tronco bovinas, pesa 142 gramas, custa 250 mil euros (mais de 760 mil reais) e foi servido e saboreado nesta segunda-feira em Londres. 

 

Os criadores da carne apelidada de "Frankenburger" pela imprensa (uma referência ao monstro Frankenstein) esperam que a invenção revolucione a indústria alimentícia, já que alegam que esta pode ser uma estratégia para garantir a sustentabilidade na produção de carnes.

Dois voluntários - a pesquisadora australiana especializada em alimentos Hanni Rutzley e o jornalista gastronômico americano Josh Schonwald - foram escolhidos para provar o experimento diante da curiosidade de 200 jornalistas em um estúdio de TV decorado como um programa de culinária.

O pedaço de carne de 142 gramas foi preparado por um chef de cozinha britânico com óleo de girassol e manteiga, tendo sido servido em um prato com pão, alface e tomate. As duas cobaias, que ingeriram apenas um terço do hambúrguer, concordaram que a consistência era muito semelhante à da carne, sem valorizarem o sabor abertamente. "Parece com carne", disse Rutzley depois de sua histórica primeira mordida. "Não é tão suculenta, mas a consistência é perfeita", acrescentou. 

Shonwald disse "sentir falta da gordura", mas disse que a mordida foi como a de um hambúrguer regular.

O criador do experimento, o cientista neozelandês Mark Post, da Universidade de Maastricht, destacou, por sua vez, que o objetivo da apresentação era "mostrar que podíamos fazer isso, que a tecnologia existe. Mas, para melhorá-la, precisaremos, provavelmente, de 10 a 20 anos, para que o produto chegue ao supermercado", admitiu.

 

Veja mais em:

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/vem-ai-o-primeiro-hamburguer-feito-em-laboratorio

 

http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/112280/cultivo-e-caracterizacao-de-celulas-tronco-embrionarias-de-bovinos