Mulher - Filhos

Voltar

 

 

 

 

 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO INFANTIL

 

A partir do nascimento BCG (tuberculose) e Hepatite B
2 meses DPT (tétano, coqueluche, difteria), Poliomelite, HIB (meningite)
4 meses DPT, Poliomelite e HIB
6 meses DPT, Poliomelite e HIB
9 meses Sarampo, Hepatite B, febre amarela (em regiões onde houver incidência ou epidemia, com reforço a cada 10 anos)
12 meses varicela, catapora
15 meses SCR (sarampo, cachumba e rubéola)
5 ou 6 anos DPT, Poliomelite. Reforço de rubéola em meninas
15 anos DT ( vacina dupla adulto de difteria e tétano)

Volta índice

 

AUTO-ESTIMA POSITIVA

Algumas crianças apresentam dificuldades de comportamento na escola e muitas vezes têm experiências de fracassos, em alguma área do desenvolvimento, por isso, merecem uma atenção especial, principalmente pela família, no sentido de terem a chance de construírem uma auto-estima positiva.

Para que não tornemos esta situação um problema ainda maior na vida dos filhos, devemos ajudá-los, nas situações corriqueiras e aparentemente sem importância, por exemplo:

- "Desde que todo mundo acredita que eu não sou capaz, eu passo a responder a esta expectativa para que assim corresponda com aquilo que esperam de mim", este é um pensamento bem próprio das crianças pequenas, elas precisam da aprovação de seus pais para poderem saber quem são e do que são capazes, portanto, correspondem àquilo que esperam dela;
- Encontre algum tempo, por mínimo que seja, mas, que você esteja realmente aberto e disposto a ouvir seu filho(a) e, assim, criar um momento de intimidade, e construir uma relação de amizade e confiança, onde você realmente possa conhecer sua criança;
- Estimule-o a terminar tudo aquilo que começou. Mesmo que encontre alguma dificuldade, ou pareça estar desanimado no meio da atividade, faça com que ele(a) tente se superar, que ele(a) consiga competir consigo próprio(a) e avance os seus limites;
- Seja um ponto de referência seguro e amável, para que seu filho(a), mesmo quando se comportar mal na escola novamente, ou vivenciar uma experiência de fracasso, saiba que pode contar com seu apoio, e não apenas com recriminações;
- Faça elogios aos comportamentos que você considera bons;
- Ofereça oportunidades para que ele(a) possa ajudá-lo em alguma tarefa de casa, assim, ele(a) se sentirá prestativo e necessário;
- Diga palavras afetuosas e que expressem seus sentimentos, mesmo quando tiver que corrigir alguma atitude incorreta, fale sobre os sentimentos com os quais está tendo que lidar.

Por mais que pareça dura esta caminhada, permita que seu filho(a) se desenvolva naturalmente e dentro de suas potencialidades, evitando comparações e exigências desnecessárias, que só causaram sofrimentos a todos.

Volta índice

 

  • Não o force a criança comer. Quando ela estiver com fome, ela vai comer.
  • Nada de comida fora de hora para não diminuir o apetite no almoço e no jantar.
  • Deixe-o comer com as mãos. Deixe sempre ao alcance frutas, iogurtes, etc.
  • Não negocie. Depois do almoço você vai poder comer a sobremesa.
  • Não tente distrair a criança enquanto ela come.
  • Faça as refeições junto com as crianças, o que for servido aos pais, também será para elas.
  • Arrume os pratos a serem servidos de forma colorida e alegre, para estimular outros sentidos na hora da refeição.

Volta índice

 

LEITE MATERNO

O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:

O leite materno é de fácil digestão.
O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.

Volta índice