03/03/2002
21:56Hs

Osteoporose e osteoartrose - diferenças e semelhanças.

Voltar para página de saúde

 

 

Os termos médicos são, muitas vezes, parecidos, porém tratam de coisas muito diferentes. Um exemplo disto são as confusões que ocorrem entre os termos termos OSTEOPOROSE E OSTEOARTROSE, conforme a seguir:

  1. A osteoporose acomete os ossos, fazendo com que fiquem cada vez mais frágeis, podendo se quebrar com mínimos esforços.
  2. Não podemos esquecer que o osso é um tecido vivo. Constantemente, temos ossos novo sendo formado e osso velho sendo retirado. 
  3. Para fazer estas funções, temos células especializadas. O osteoblasto é responsável por fazer ossos novos (é um pedreiro), enquanto o osteoclasto é responsável por tirar os ossos velhos do esqueleto (é um lixeiro). As duas funções são muito importantes por manterem os ossos sempre resistentes e com células saudáveis. Durante uma época da vida, fazemos mais ossos do que retiramos (o pedreiro dos ossos trabalha mais do que o lixeiro). Isso ocorre, principalmente, na infância e na adolescência, e é graças a isso que aumentamos de tamanho e os ossos ficam mais encorpados. Entre os 20 e os 35 anos, aproximadamente, existe um equilíbrio entre a produção e a retirada de ossos, por isso nosso esqueleto se mantém estabilizado (nesta fase o pedreiro e o lixeiro trabalham igualmente). Depois dos 35 anos, aproximadamente, começa a haver uma perda de ossos, e com isto começam a ficar mais frágeis (o pedreiro trabalha menos que o lixeiro).
  4. A osteoporose é chamada de doença silenciosa, porque só começa a dar sintomas, quando acontecem as primeiras fraturas. Quando isso ocorre, é sinal de que já perdemos uma grande quantidade de massa óssea e nossos ossos já estão muito frágeis.

  1. A osteoartrose é uma doença que acomete as articulações (as juntas), que provoca dor e limita os movimentos e a função.
  2. A junta ou articulação é o lugar onde dois ossos se encontram. O joelho, por exemplo, é o lugar onde se juntam os ossos da coxa com os ossos da perna. 
  3. Para que os ossos possam se mover e deslizar sem raspar um no outro, precisam ser recobertos por um tecido chamado cartilagem. Para deslizar ainda melhor, a cartilagem precisa ser lubrificada, e este lubrificante se chama líquido sinovial. A sinóvia é uma membrana ou uma capa que envolve a cartilagem e contém o líquido sinovial dentro, permitindo o movimento. 
  4. Na osteoartrose, ou simplesmente artrose, ocorrem dores nas articulações. Começa a aparecer um desgaste da cartilagem e, com isso, os ossos das juntas começam a raspar um no outro. Como reações, surge a inflamação, aparecem os "bicos de papagaio", e as articulações começam a doer.

OSTEOPOROSE

OSTEOARTROSE

Estimulam a formação de massa óssea. Ajudam na lubrificação das articulações.
Melhoram o equilíbrio, a força e a marcha, evitando as quedas. Deixam os músculos mais fortes, e com isso melhoram a estabilidade da articulação
Os melhores  são com pesos feitos contra a gravidade, ou os de caminhada. São ótimos os em água, (piscina), porque evitam a sobrecarga e permitem ganho de força.
Não são os melhores, os em água (piscina), porque ajudam pouco a formar massa óssea. Não são indicados os de impacto (corrida, saltos).

OSTEOPOROSE

OSTEOARTROSE

Patologia

Atinge os ossos, que se quebram com mais facilidade. Os ossos que mais se quebram são os da coluna, do quadril e do punho. Atinge as juntas (articulações), as juntas mais afetadas são as que suportam mais carga (quadril e joelhos) e trabalham mais (mãos), provocando dor e, às vezes, deformidades das juntas.
Tipos de exame
A densitometria óssea é um bom exame.
A radiografia não é um bom exame para descobrir, pois só aparece no raio X quando já perdemos pelo menos 30% de massa óssea.
A radiografia é um bom exame para diagnosticar a osteoartrose.

Incidência

Aparece, principalmente, em mulheres após a menopausa, e em homens, após os 65 anos de idade. Aparece tanto em homens quanto em mulheres, e é mais frequente em pessoas de mais idade.
Causas
A idade avançada, a menopausa, a falta de cálcio na dieta, fumar e bebida alcoólica em excesso, podem ser causas da osteoporose. A idade avançada, ter parentes com osteoartrose, obesidade e trauma nas articulações podem ser causa da osteoartrose

Prevenção e tratamento

  • Fazer atividade física
  • Ingerir cálcio corretamente
  • Expor-se ao sol
  • Não beber exageradamente
  • Não fumar
  • Diminuir sobrecargas sobre as juntas

  • Perder peso (quando obeso)

  • Fazer atividade física moderada

Tratamento com remédio ou cirurgia
Quando ocorre fratura do quadril, colocação de prótese, pinos ou apenas gesso.
Remédios para melhorar a qualidade do osso e cálcio.
Quando precisar, fazer uma prótese, com substituição da junta por uma de material não orgânico, em geral de metal e alguns tipos de resina.
Remédios para tirar a dor e proteger a cartilagem.

Alimento Gramas de alimento Cálcio em Mg
Milk shake de chocolate 283 (pouco mais de 1 copo)

374

Manteiga 14 (1 colher de sopa) 3
Margarina 14 (1 colher de sopa) 4
Maionese 14 (1 colher de sopa) 3
Haddock (um peixe) 85 34
Salmão (um peixe) 85 167
Pão italiano 32 (1 fatia) 5
Pão Pita (pão árabe) 60 (1 pita) 49
Castanha de cajú 28 13
Bacon 19 (3 fatias médias) 2
Presunto 85 5
Sanduíche de roast beef 150 (1 sanduíche) 60
Sopa de tomate (com água) 244 (1 copo) 12
Sopa de legumes 244 (1 copo) 22
Gelatina 120 (meio copo) 2
Dados do livro "Nutrition and Diet Therapy"de Lutz & Przytulski - 2a ed. - 1997

  1. Podemos ter um, outro ou os dois ao mesmo tempo. 
  2. É importante sabermos e entendermos o diagnóstico feito pelo médico, pois o tratamento dessas duas doenças (apesar da semelhança do nome) é muito diferente.

FONTE: Periódico Ação e Movimento - Fone: 0800-7030024

Voltar para página de saúde

VM FISIO
Clínica de  Fisoterapia e Acupuntura